sábado, 19 de março de 2011

    Cravos & Espinhas


A acne é uma doença de predisposição genética cujas manifestações dependem da presença dos hormônios sexuais. É por isso que as lesões começam a surgir na puberdade, época em que os hormônios humanos começam a ser produzidos pelo organismo. Os cravos e as espinhas são as manifestações da doença.

Você já deve ter ouvido que chocolate dá espinhas ou que acne é um problema exclusivo de adolescentes, mas também já deve ter percebido que não é bem assim. Ninguém quer ter acne, mas, infelizmente, este tipo de problema pode aparecer em qualquer um e nas horas mais indesejadas.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, a acne é uma doença da pele, que acomete, só no Brasil, mais de 18 milhões de pessoas entre 13 e 18 anos, número que equivale a quase 80% dos jovens do país. Apesar do grande número de pessoas atingidas, a desinformação sobre o assunto é grande.

Diante de uma, ou várias espinhas, da pele oleosa e dos cravos, o que acontece é que muita gente se desespera e acaba tomando atitudes que podem agravar o quadro da doença. Para piorar, circulam por aí muitas crendices e mitos populares que são um perigo para a saúde da pele.
 
Qual a diferença entre cravos e espinhas?

Ambos acometem o folículo da pele e são formados por acúmulo de partículas e secreção sebácea que obstruem e dilatam os poros. A diferença é que os cravos são aqueles pequenos pontos escuros ou brancos, representando a acne de grau 1, quando ainda não há inflamação, enquanto que as espinhas ocorrem a partir da acne de grau 2, com pequenas inflamações. A acne pode variar até o grau 4, com espinhas grandes que podem deixar cicatrizes e muitas vezes são doloridas. Os tratamentos cosméticos são apenas eficientes para a acne de grau 1 e 2; a acne mais severa é necessária ser tratada com a ajuda do médico.
 
Dúvidas
 -
Espremer espinhas pode?


De forma alguma, pois, como disse acima, cutucar, o que inclui espremer, pode piorar a inflamação também e gerar cicatrizes irreversíveis na pele.
 
Colocar a mão suja no rosto dá espinhas? 


A mão suja pode conter bactérias que podem piorar um quadro de inflamação. Além disso, cutucar as espinhas e os cravos, com a mão suja ou limpa, também piora o quadro de inflamação e pode resultar em marcas e cicatrizes.
 
 
Limpeza de pele e pomadas resolvem o problema da acne?


A limpeza de pele serve para remover os cravos ou comedões fechados, sendo que as espinhas já inflamadas não devem ser mexidas, uma vez que podem ficar marcadas. Se for uma acne leve da adolescência, o problema pode ser resolvido com limpezas e produtos tópicos adequados. Se for um quadro moderado, com inflamação, podem ser necessários o uso de antibióticos via oral, o uso de lasers e luzes para o tratamentos, como é o caso do MultiWaves – espectro de luz que tem propriedades anti-inflamatórias e melhoram a oleosidade – ou até mesmo o uso de isotretinoina, derivado da vitamina A, via oral.
 
 
Chocolate provoca espinhas?


Até há pouco tempo, a classe médica achava que não, porém, segundo o último Congresso Mundial de Dermatologia, em Buenos Aires, alguns estudos apontaram que chocolates e alimentos com muita gordura saturada ou trans aumentam os níveis de ômega-6 do organismo, gerando mais inflamação e piorando o quadro da acne.
 

Ansiedade e estresse pioram a acne?


De uma forma geral, sim. Em situações de estresse, nosso organismo tende a liberar mais neurotransmissores que podem aumentar a sudorese e a oleosidade da pele, além de alterar o perfil de alguns hormônios, como o cortisol, agravando o quadro da acne. Além disso, o estresse baixa a imunidade, fazendo com que o quadro de inflamação piore .
 
 
Beijinhos ;*